segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Arte asteca

Os astecas eram artesãos hábeis. Tingiam algodão, faziam cerâmica e ornamentos de ouro e prata e esculpiam muitas jóias finas em jade.
Sua arquitetura era menos refinada dos que dos maias. Milhares de artesãos trabalhavam continuamente para construir e manter os templos e palácios. Pequenos templos se elevavam no topo de altas pirâmides de terra e pedra, com escadaria levando aos seus portais. Imagens de pedra dos deuses, em geral de forma monstruosa, e relevos com desenhos simbólicos, eram colocados nos templos e nas praças.

Pedra do Sol, conhecida como Calendário de Pedra Asteca. Com 3,7m de diâmetro, a pedra tem no centro a imagem do deus sol, mostrando os dias da semana asteca e versões astecas da história mundial, além de mitos e profecias.

A pintura destaca-se pelas formas figurativas, como também formas abstratas e geométricas. A cerâmica constituiu-se de artefatos como jarras, potes e louças em geral. Muitos desses utensílios domésticos constituíam-se de verdadeiros objetos de arte, com pinturas policromadas.


Fachada de um templo. Na entrada há vários detalhes, assim, os artesãos sempre reparavam os templos e palácios.

Pintura com predominância de cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja. As figuras estão de perfil e praticando o antropofagismo. Representação de um ritual, onde as pessoas eram sacrificadas para os deuses, um deles é a figura verde a direita.

As esculturas eram muito ecléticas. Às vezes eram naturalistas e serenas, outras eram grotescas e com traços grossos.

Um comentário:

  1. possuo aatefato asteka seculo xv.caneca tipo chope c/calendario solar feita em bronze cobre e estnho.artefato original nao e replica.herança
    lulu.kapao@hotmail.com

    ResponderExcluir